OS ZIGURATES
Os Zigurates podem ser considerados como templos. Esse tipo de edificação foi feita pelos Assírios, Sumérios e Babilônicos, isso é, os povos antigos da Mesopotâmia.
Essa construção se assemelhava a de uma pirâmide mas com degraus. Sua altura era de cerca de 3 a 6 andares. Eram feitos de pedras ou tijolos cozidos ao sol. Para chegar ao interior do templo era necessário acessar uma rampa espiralada que ficava na parte externa da edificação.
Para os antigos habitantes da Mesopotâmia esses Zigurates eram uma espécie de morada dos deuses, tendo assim uma grande relevância religiosa. Eles acreditavam que através dos Zigurates era possível que os deuses estivessem mais próximos do povo, por isso apenas os sacerdotes podiam entrar neles.
Um Zigurate muito famoso e conhecido mundialmente, principalmente por causa da Bíblia, era a Torre de Babel. Ela possuía cerca de 90 metros e foi construída no reinado de Nabucodonosor II. Segunda a história bíblica o povo quis construir uma edificação grandiosa e que fosse capaz de chegar aos céus. Até este momento as pessoas falavam todas uma mesma língua, mas a construção deste Zigurate não agradou a Deus, pois o desejo dos homens era alcançar o céu e se igualar a Deus, por isso Ele confundiu suas línguas e essas pessoas não conseguiram mais estabelecer a mesma comunicação.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
MENDES, Karla Larissa da Silva. “Os Zigurates”; Karla Larissa. Disponível em: https://karlalarissa.com.br/2022/06/28/os-zigurates/. Acesso em __ de ______ de 20__.