PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL
Ao falar em Patrimônio Histórico-Cultural pode ser que a primeira coisa que venha à mente seja grandes construções, como por exemplo as maravilhosas igrejas barrocas de Minas Gerais, e está certo, obras como aquelas realmente fazem parte do nosso patrimônio, porém ele vai além de edifícios, a culinária, por exemplo, faz parte do nosso patrimônio, e nisso nós temos uma deliciosa variedade de comidas, como a feijoada, o brigadeiro, o “pé de moloque”, cuscus, pão de queijo, tapioca, pamonha e várias outras iguarias que fazem parte da nossa cultura.

Também podem ser considerados como patrimônio as paisagens, as festas populares tradicionais, obras de arte, a música. Internamente o sertanejo é um estilo de música bem popular no Brasil e faz parte do nosso patrimônio, porém temos outro estilo de música que ultrapassou nossas fronteiras: a bossa nova, e sua maior representante é com certeza “Garota de Ipanema”. Já assisti vários filmes de Hollywood com essa música ao fundo, como Sr. e Sra. Smith, quase sempre em elevadores; porém me surpreendi semana passada ao ver a música em uma série de narcotraficantes da Netflix e em um filme de autoria europeia. Talvez Tom Jobim e Vinícius de Moraes ao comporem a música não faziam ideia do quão grande ela seria.
Tamanho é o poder dessa nossa música, mostra quem nós somos, conta nossa história, divulga nossa cultura, por isso merece ser preservada.

Ta…

