COR E COMPOSIÇÃO
A cor faz parte do nosso cotidiano, para todo lugar que olhamos nós vemos cores, ela carrega consiga inúmeros significados, tem o poder de tornar nosso dia melhor ou não, e todas as áreas da nossa vida, todas as profissões podem fazer o uso da cor para passar mensagens importantes.
E qual cor compõe o mundo?

Para um astronauta que está no espaço ao olhar para Terra a cor que ele mais verá, quase que predominantemente, é o azul. E isso tem um motivo, 70% da superfície terrestre é coberta por água, e embora a água seja transparente a cor do oceano, devido a uma série de fatores, é azul, ao olharmos para o céu normalmente vemos o azul.
Há uma pesquisa realizada pela YouGov em 2015, abrangendo 10 países em quatro continentes, revelou que o azul foi a cor mais popular em todas as faixas etárias e grupos sociais. Talvez isso se deva a algumas características da cor, em algumas culturas o azul simboliza confiança, estabilidade e segurança. Já segundo a psicologia das cores o azul possui um efeito calmante e relaxante sobre a mente humana.

Porém é só olharmos ao redor que podemos ver uma imensa diversidade de cores proporcionada pela criação de Deus, a natureza é composta por uma incrível paleta de variados tons que muitas vezes pode nos tirar o fôlego!



Além de plantas há animais com cores deslumbrantes.

A Montanha das Sete Cores (Rainbow Mountainde) em Vinicunca, Cusco, Peru.

Com todas essas incríveis inspirações o homem também passou a criar espaços, fachadas, lugares coloridos. Algumas vezes de forma acertiva, outras nem tanto.



Ao longo da história, em suas diversas expressões artísticas, o homem se utilizou das cores para representação de suas pinturas. A começar pelas obras em cavernas, o homem primitivo geralmente utilizava uma cor mais forte, próxima ao preto para contornos de seus desenhos e outras para as diversas representações, é o que vemos nas cavernas de Lascaux.

Com a fabricação de novos materiais surgiu uma infinidade de cores, o que proporcionou aos artistas mais possibilidades de representação e expressão.

Capela Sistina, Michelângelo

Noite Estrelada, Vincent Van Gogh

Les Demoiselles d’Avignon, Picasso
Em outras áreas da arte, como cinema e fotografia, a princípio as cores utilizadas eram praticamente duas: branco e preto.

Filme Tempos Modernos, Charles Chaplin

Fotografia em branco e preto, imagem de destaque Martin Luther King
Com o avanço da tecnologia e a criação de modernos aparelhos de imagens as cores puderam ser adicionadas às telas e à fotografia. Aqui no Brasil a TV a cores surgiu por volta de 1.970, foi um marco na história da TV brasileira, deixou tudo mais vibrante, mais colorido.
É indiscutível que assistir uma TV a cores é muito superior à branco e preto. É claro que isso pode ser um recurso para transmitir alguma ideia, então o uso do branco e preto em imagens hoje é intencional, tem um objetivo por trás, mas de forma geral o uso das cores torna a imagem muito mais realista e com riquezas de detalhes.


Diferenças entre colorido e preto e branco
São Paulo é conhecida como a “Cidade Cinza”, seus vários prédios em cores sóbrias conferem à cidade uma tonalidade monocromática, por isso qualquer cor que se veja na cidade acaba se destacando bem. Isso ocorre com algumas edificações que ousam explorar a cor em suas fachadas e com a arte de rua cheia de tons vibrantes. Isso confere mais alegria, leveza e diversão para a cidade.

Imagem área da cidade de São Paulo

Galeria Pajé

Edifício Brasil

Arte de Rua da capital paulista
No México, no bairro de Las Palmitas, em Pachuca, um conglomerado de casas, semelhantes aos das favelas brasileiras, passou por uma revitalização. Um grupo de artistas pintou a fachada de mais de 200 casas com cores vibrantes. Essas cores foram escolhidas com ajuda dos próprios moradores do local, que participaram ativamente do processo. O resultado ficou incrível, e a mudança não ocorreu só no exterior; é muito interessante ver como a cor pode transformar o aspecto social, pois a pintura fortaleceu o sendo de comunidade, de orgulho e de pertencimento dos moradores


Comunidade em Hidalgo, no México
Uma matéria divulgada no site da Exame em 2015 mostrou que o impacto social gerado na comunidade foi tão grande que houve até mesmo uma redução da violência no local. Os moradores passaram bastante tempo juntos, ao todo a pintura levou 14 meses, e isso fortaleceu os laços entre eles, que juntos cuidam da segurança do bairro.
Clique nos títulos abaixo para saber mais sobre a cor!
Gostaria de fazer a referência deste artigo em algum trabalho escolar ou acadêmico?
MENDES, Karla Larissa da Silva. Cor e Composição. Karla Larissa. Disponível em: https://karlalarissa.com.br/cor-e-composicao/. Acesso em _____ de _________ de 20__.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CASTANHEIRA, Elisabete Barbosa. Estudos sobre cor e composição. UNISA. São Paulo, 2025.
Da Redação. Como o grafite diminuiu a violência em comunidade no México. Revista Exame. São Paulo, 2015. Disponível em: https://exame.com/mundo/como-o-grafite-diminuiu-a-violencia-em-comunidade-no-mexico/. Acesso em 26/03/2025.